domingo, novembro 05, 2006

lição de geometria


É impossivel conceber um Roteiro se não se souber de Geometria. Às vezes penso mesmo que não será possivel conceber e entender o mundo sem se perceber de Geometria, como tudo se resume ao básico e essencial.

Uma lição de geometria básica, começa pelo ponto

Ponto é a unidade, é a ínfima unidade tangível. Uma ideia abstracta e adimensional, só inteligível pelo referencial de um outro ponto.
Recta é uma sequência linear e casual, de pontos tangentes entre si, com início no Caos e fim na Eternidade.
Segmento de recta, é parte da recta, que começa num ponto e acaba noutro, estabelecendo entre eles uma relação bi-direcional, de sentido casual.
Plano é um objecto eterno e infinito, que compreende o ponto e a recta, e que já lá estava, antes ainda mesmo da consciência desse mesmo plano.
Triângulo é a superfície geométrica mínima. É a mínima representação de um plano. É o símbolo do três, a essência do Homem.
O Triangulo pode ser definido de varias maneiras. Pode ser obtido pela intersecção de dois segmentos de recta, desvendando um plano e criando um ponto, pode ser definido por três pontos solitário, ou ainda pode ser definido por um segmento de recta e um ponto que não lhe pertença.
O Triangulo é perfeito e equilibrado. Não é ausente de tensões, mas dentro do seu sistema todas a forças se anulam e equilibram. Mas precisamente por ser triângulo, que o triângulo não é eterno, e como o Homem é perecível. E deixa de ser Homem, deixa de ser triângulo, passa apenas a ser verbo.

Sem comentários: