"Procure o sr. Cabral do Nascimento ter sempre este facto tão presente, que não saiba que o tem presente - que uma obra de arte, por dispersa que seja a sua realisação detalhada, deve ser sempre uma cousa una e organica, em que cada parte é essencial tanto ao todo, como ás outras que lhe são annexas, e em que o todo existe syntheticamente em cada uma das partes, e na ligação d'essas partes umas ás outras. Comprehenda isto até á inconsciencia. Sinta isto até não o sentir. E, sentido e comprehendido isto até com o corpo, despreze todo o resto. Salte por cima de todas as logicas. Rasgue e queime todas as grammaticas. Reduza a pó todas as coherencias, todas as decencias, e todas as convicções. Feita sua aquella, a unica regra de arte, pode desvairar á vontade, que nunca desvairará; pode exceder-se, que nunca poderá exceder-se; pode dar ao seu espirito todas as liberdades, que elle nunca tomará a de o tornar mau poeta.
O resto é a literatura portugueza."
FERNANDO PESSOA Sencionista (1888-1935)
Estava a arrumar livros e tralhas antigas e deparei-me com esta bela lição de Arquitectura. E digo Arquitectura porquê? Porque se trata de um texto pessoana, que foi a minha ultima lição (note-se lição e não aula) do primeiro ano do curso de Arquitectura. Uma bela lição. O Pessoa sabia do que falava. E o Arquitecto (a este gostaria de lhe chamar Mestre) Carlos Moura também sabia o que fazia quando nos deu este texto em jeito de despedida. E o resto é literatura portugueza.
sexta-feira, março 13, 2009
segunda-feira, março 09, 2009
miopa
A miopia é uma anomalia refractiva com um grau de incidência cada vez maior. Para isso muito contribuem as tarefas visualmente exigentes de trabalho prolongado utilizando apenas a visão de perto.
Já agora, um míope não tem só desvantagens. por exemplo, um míope com cerca de 2 a 3 dioptrias, tem uma óptima visão ao perto e, enquanto os não míopes por volta dos quarenta e cinco anos começam a necessitar cada vez mais de ajuda óptica para ler, a ele bastar-lhe-á tirar os óculos que necessita para ver ao longe. A visão ao perto conserva-se boa e sem alterações.
Subscrever:
Mensagens (Atom)